Seguidores

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

EXAME PREVENTIVO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO




O que é?




    É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.
    O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. 
    Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.


    O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada. 

    Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
    Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.




Como é feito o exame?




· para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);
· o médico(a) faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;
· a seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
· as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.




Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?




Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. O exame deve ser feito anualmente.




O que fazer após o exame?




buscar o resultado e apresentá-lo ao médico(a).



Resultados 
• Negativo para câncer: se esse for o resultado, a mulher deverá fazer novo exame preventivo um ano depois;
• Alteração (NIC I): repetir o exame seis meses depois; (Seguir orientação do(a) Médico(a)
• outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. A mulher precisará fazer outros exames, como a colposcopia (exame feito com o colposcópio: aparelho com lentes de aumento e câmera para visualizar o colo do útero, vagina, períneo);

• infecção pelo HPV: deverá repetir o exame seis meses depois; (Seguir orientação do(a) Médico(a) 
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. A mulher deve repetir o exame logo que for possível.
Independente desses resultados, a mulher pode ter alguma outra infecção que será tratada. Deve seguir o tratamento corretamente e, às vezes pode ser preciso que o seu parceiro também receba tratamento. 

Obs.: Os sintomas do câncer do colo do útero só aparecerão em fase já adiantada da doença: sangramento e dor nas relações sexuais.

FONTE: http://bvsms.saude.gov.br

EXAME TOXICOLÓGICO PARA CNH





Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção 
É um exame indolor capaz de identificar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.
Diferente deles, o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção é capaz, como o próprio nome já diz, de detectar o uso de substâncias psicoativas consumidas num período de 90 dias antes do exame, e por isso, a denominação ‘Larga Janela’, por se tratar de um exame capaz de detectar a presença de substâncias, muito depois delas já não aparecerem mais em exames de curta janela como exames de urina e sangue.
O exame é feito por meio da análise de queratina presente no cabelo e em pelos das pernas, dos braços, peito, axilas e pubianos.
Em alguns casos específicos, quando por qualquer motivo o doador fica impedido de ceder amostra de cabelo ou pelo, o exame é realizado por meio da análise de amostra de unha.
Quando o exame toxicológico é feito por meio da análise de pelos ou de unha, a detecção é feita em janela ainda mais abrangente: 180 dias.
Isso ocorre, pois o crescimento de pelos e unhas (cíclico) é diferente do crescimento do cabelo que é contínuo.
O exame toxicológico com cabelo é simples: basta que o motorista compre seu exame, imprima o vale-exame ou voucher do site e dirija-se até o laboratório LACON em Santarém (Av. Borges Leal, 3095 / fone: (93) 3522-0340 / 99130-3753) ou vá direto ao Laboratório LACON que é conveniado com a Psychemedics.
No laboratório LACON, o motorista vai apresentar o vale-exame junto com seu documento oficial com foto e um profissional qualificado cortará uma pequena quantidade de cabelo, da espessura de um lápis, próximo à raiz do cabelo.
O procedimento de coleta é acompanhado obrigatoriamente, por uma testemunha que deve ser um funcionário do laboratório onde o procedimento está sendo realizado.
Pronto, o material coletado pode ser encaminhado para análise. O doador pode acompanhar tudo por SMS ou pelo nosso site.
Em pouco tempo o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção fica pronto e nós da Psychemedics inserimos os dados no RENACH para que o motorista possa concluir a emissão ou a renovação de sua carteira de habilitação no DETRAN.
O Exame Toxicológico de Larga Janela é frequentemente realizado em processos admissionais para carreiras aonde o consumo de substancias psicoativas é proibido, mesmo que por meio de determinados medicamentos, incluindo substâncias farmacológicas à base de opiáceos (analgésicos), principalmente em vagas de cargos públicos, tais como: carreiras nas forças de segurança publica (polícias militar, civil e federal; corpo de bombeiro, guarda prisionais entre outras).
FONTE: https://www.psychemedics.com.br